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3 dicas de vendarketing para alinhar o time da sua empresa

Descubra como se beneficiar com a integração dessas duas áreas: vendas e marketing

O vendarketing é a junção de duas áreas muito importantes para sua empresa: vendas e marketing. Essa estratégia tem como objetivo manter o alinhamento entre os times de marketing e vendas, para que ambos consigam extrair o máximo de suas atividades, aumentando o potencial de geração de receita de um negócio.

De acordo com pesquisa realizada pela Aberdeen Group, organizações que integram esses dois departamentos alcançam 20% do crescimento anual de receitas, enquanto as que não integram, veem suas receitas caírem 4% ano a ano.

Mas como seria a integração desses dois times? Veja a seguir três dicas que te ajudarão a entender ainda mais este funcionamento e aplique-as o quanto antes na sua empresa.

Alinhando a comunicação

É muito importante que os dois departamentos tenham uma comunicação alinhada e eficiente, de modo que responda igualmente algumas questões, como por exemplo:

Quem é a persona que representa o cliente ideal? Qual a importância de um lead? Qual a finalidade da estratégia aplicada? Como é o processo que o cliente passa no departamento de marketing? Qual o fluxo do cliente dentro do departamento de vendas?, entre outras.

De uma forma abrangente, o fluxo deve ser único e sem divisão por departamento, afinal o cliente começa por um e termina com outro, formando uma unidade entre os dois departamentos.

Comunicação eficiente

Para que o vendarketing funcione, a comunicação deve ser estruturada, um canal fácil para a troca de informações. Os feedbacks do time de vendas são fundamentais para nortear o time de marketing. Afinal, como avaliar a qualidade dos leads? Como entender os resultados das campanhas? Ou, como o time de vendas irá se estruturar para uma campanha do time de marketing?

Com reuniões entre as duas equipes, estreitando o relacionamento entre elas e trocando experiências, a comunicação será mais eficiente e o processo entre os dois departamentos fluirá mais naturalmente.

Alinhamento de métricas

Todas as pessoas envolvidas no processo de vendarketing devem ter objetivos específicos e numéricos. Os números permitem avaliar o desempenho de cada departamento dentro do processo de aquisição de cliente, visualizar pontos de melhoria, oportunidades de otimização e avaliar financeiramente o impacto de cada estratégia aplicada.

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