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Você sabe o que é Inbound Marketing?

O que é o Inbound Marketing?

O conceito Inbound Marketing surgiu nos Estados Unidos e se popularizou em 2009 através do lançamento do livro dos autores Brian Halligan e Dharmesh Shah ‘Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs’. Traduzido livremente, este é o marketing de atração.

Inbound Marketing X Outbound Marketing: a principal diferença

Em contrapartida ao Inbound, existe o Outbound Marketing, que é o chamado marketing tradicional, que tem como principal objetivo trazer clientes oferecendo serviços e produtos. Necessariamente não gera o interesse genuíno do possível cliente na sua empresa. Este tipo de marketing é usual em propagandas de rádio, TV, jornais, revistas, malas diretas, cartazes, patrocínios de eventos e afins.

A diferença entre ambos é que, o primeiro cria estratégias para que o cliente procure a empresa. Esta procura se dá devido a estratégias utilizadas com o intuito de atrair o potencial consumidor para o seu site – quando se consegue esta motivação, é iniciado o trabalho de relacionamento para a conquista efetiva do cliente.

Para que é usado o Inbound Marketing

O virtual e o real se fundem a cada dia e a internet está cada vez mais presente na vida das pessoas, por este motivo, o Inbound Marketing têm se tornado indispensável para todas as empresas. Os conceitos trabalhados nele possuem opções de adaptação e emprego em qualquer tipo de empresa, usando o conteúdo para entretenimento e reforçando as marcas.

Algumas ações estratégicas são utilizadas quando aplicado o Inbound, entre elas o aumento da visibilidade, diminuição do custo de aquisição de consumidores, atração de clientes em potencial, geração de conteúdos que fazem a diferença e otimização no processo de vendas.

Neste conceito, a área de marketing da empresa não é um centro de custo, mas sim de investimento, pois é necessário vender sua marca/produto/serviço para que se obtenha um retorno sobre esta aplicação.

As etapas para aplicação do Inbound Marketing

A metodologia utilizada para aplicação do Inbound segue uma sequência de etapas, as quais são indispensáveis para o alcance do sucesso dentro do mercado competitivo: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

A primeira etapa é a atração: um site necessita de visitas para gerar leads – alguém fornece informações de contato em troca de algo no site, como um conteúdo bem desenvolvido e interessante. Dentro desta etapa, o desenvolvimento de conteúdo é indispensável para a visibilidade do site ou blog para o consumidor, pois é através disto que o internauta se sentirá confortável para desejar consumir o produto ou serviço que lhe é oferecido. Por esta razão, é vantajoso o investimento em marketing de conteúdo, SEO, links patrocinados e, principalmente em redes sociais – com o intenso fluxo de usuários em canais como Facebook, YouTube, Instagram, investir em conteúdos nestes locais é uma jogada que faz a diferença.

O processo de conversão é o segundo passo dentro do Inbound – ele complementa o primeiro. É necessário converter o visitante em lead. Esta conversão se dá através de uma parceria: o usuário divulga suas informações em troca de um benefício. Existem maneiras para isso, como a criação de ofertas, landing pages (páginas de aterrisagem) e CRO – otimização de conversão, que faz com que os redirecionamentos sejam todos voltados ao propósito principal da sala.

Chet Holmes traz em seu livro ‘The Ultimate Sales Machine’, na pirâmide do momento de mercado que apenas 3% do mercado em potencial da empresa está na etapa de decisão de compra. Dentro de estratégias como e-mail marketing, automação de marketing e lead ‘nurturing’ (nutrição de leads) é que se aplicam as soluções para os problemas buscados e, através destas estratégias que está a etapa de relacionamento do Inbound.

Depois do processo para a conquista de clientes potenciais e investimento em aquisição de leads, visando a produção de demanda e geração de oportunidades de negócios. O processo de venda pode acontecer dentro do próprio website e em outros casos, pode ter a necessidade do contato entre um vendedor e o cliente.

O marketing digital está atrelado a todo o processo do Inbound Marketing. Através dele é possível executar o quinto passo do processo, que é a análise dos resultados e, assim, comprovar os lucros dos investimentos, e este é o seu diferencial. Além disso, possibilita o monitoramento de todas as ações. A capacidade analítica do marketing digital é suportada por ferramentas disponíveis no mercado como o Web Analytics e o Google Analytics.

Aplicar o Inbound Marketing na sua empresa é a melhor opção

O Inbound Marketing é um método barato – apesar de todas as fases necessárias, comparado ao marketing convencional, ainda assim, possui maior aceitação e resultados. Com ele, você consegue gerar visitantes, transformá-los em leads, preparar oportunidades e, pode então convertê-las em vendas reais, e desta forma criar um diferencial para sua empresa, conforto para o cliente e satisfação para todos os envolvidos.

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3 comments

  1. Olha eu aqui passando novamente, Estou acompanhando seu Blog que é Maravilhoso! Essas informações tem me ajudado bastante e acredito que outras pessoas também. Sou grata. Sucesso Sempre!!

  2. Olá mais uma vez passando por aqui… resolvi parar para dizer que seu conteudo esta sendo muito aproveitado… tenho uma empresa de marketing digital em londrina e esse tipo de conteudo só vem a agregar… forte abraço!

  3. Showw.. tenho uma empresa de marketing digital em londrina e esse tipo de conteudo só vem a agregar… forte abraço!

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