Como atuar no mercado durante a quarentena

Como atuar no mercado durante a quarentena

Com milhares de óbitos e casos confirmados em todo mundo, o COVID-19 se perpetuou na vida de todas as pessoas, mas existe uma forma de se manter esperançoso em meio a tanto caos.

Ninguém sabe ao certo como surgiu e quais as sequelas que o coronavírus pode gerar de fato para as pessoas que contraíram tal epidemia, mas o fato é que, nunca se viu tamanha união mundial para a erradicação de um vírus como o COVID-19.

Possivelmente, você já notou que a melhor forma de evitar o contagio e disseminação do coronavírus é se distanciando das pessoas, e tomando pequenos cuidados com a higiene pessoal e coletiva, como lavar as mãos com água e sabão ou fazendo uso de álcool em gel.

Além disso, é fundamental cobrir o nariz e a boca quando for tossir e/ou espirrar, evitando aglomerações desnecessárias, não utilizando objetos pessoais e mantendo os ambientes com ventilação frequente.

Tais atitudes, podem evitar que o Brasil se transforme em um dos países com o maior número de casos e óbitos em decorrer do vírus, nós da Blob, antes de prosseguirmos como está matéria, gostaríamos de salientar que, as pessoas que você ama, não possuem a mesma saúde que a sua, cuide-se!

O COVID-19 parou o país, mas não pode parar o seu negócio

Mas além da preocupação com o novo vírus, existe um fator que vem tirando noites de sono de milhares de empresários e empreendedores de todos os portes e segmentos, afinal: Como driblar o COVID-19 e continuar atuando no mercado durante a quarentena?

Um outro ponto que vem sendo adotado a aproximadamente duas semanas, é a chamada quarentena – Calma!! não são quarenta dias (mas podem se tornar em meses se as pessoas não tiverem conscientização social).

A quarentena é uma medida provisória estabelecida pelos representantes do país (Presidente, Governadores e Prefeitos de Municípios), para evitar a circulação de pessoas em grandes quantidades, visto que, o vírus é transmitido por meio do contato entre os indivíduos.

Está medida, fez com que, todos os tipos de negócios (com exceção a empresas de rede alimentícia e da área da saúde), fechassem as portas por um período – esperamos nós, curto, e desse aos colaboradores um novo formato de trabalho, chamado Home Office.

O termo Home Office vem do inglês e significa “escritório em casa”, ou seja, as pessoas conseguem trabalhar em suas residenciais e com isto, diminuir as chances de contagio do coronavírus.

Aqui, na Blob, desde 2019 já aplicamos o método home office a nossos colaboradores, visando proporcionar diferentes formatos de os mesmos executarem seus serviços, com o conforto e a praticidade que atuar em casa pode gerar.

Mas agora, vamos aproveitar que parte dos profissionais estão em suas casas, para exemplificar como é possível adquirir anticorpos para a crise econômica que pode (e vai) afetar empresas que não se prepararem.

Inove em suas etapas de vendas

Sabe quando alguém cita que hoje tudo é possível a um clique? Talvez está frase nunca tenha feito tanto sentido… com a crescente propagação do vírus as pessoas estão fazendo como no Programa do Faustão e se “virando nos 30” para executar todas as tarefas do cotidiano – e isto somente é possível por conta dos grandes veículos tecnológicos e de comunicação.

Pensando neste contexto e buscando levar sempre o melhor a nossos amigos leitores, a Blob se disponibilizou a apresentar por meio desta pauta, como funciona nossos processos de vendas, frisando a importância de aplicar um bom CRM – especialmente nos dias atuais, tudo isto, vai muito além de não perder clientes, mas sim, de mostrar que somente separados fisicamente e unidos com o desejo de que tudo passe, o país percorrerá está trajetória de COVID-19 com plenitude nos negócios.

Em nossa pauta da semana passada, citamos sobre as metas de fim de ano que sempre são deixadas de lado, caso não tenha visto, basta clicar aqui, e agora, nesta onda de quarentena e home office, é possível aplicar tais práticas no ambiente de negócios.

Afinal, hoje, mais do que nunca é o momento de se aproximar de seus clientes, garantindo aos mesmo que sua empresa e seus colaboradores se fazem presente mesmo em épocas difíceis.

E em decorrer disto, é que o processo de vendas da sua empresa, pode se modificar em alguns pontos, buscando otimização de tarefas.

Comece criando vínculos com o seu cliente, e deixando o mesmo a par de tudo que será desenvolvido para o mesmo – isto pode ser feito por e-mail, mas o ideal é uma ligação, para transparecer comprometimento com o cliente e posterior a isto, formalizar tudo por e-mail (assim, tudo ficará documentado).

Uma vez estabelecido este vinculo, é hora de nutrir o seu cliente, desenvolvendo ao mesmo um acompanhamento em todas as etapas que este, percorrerá até que tenha o serviço/produto da forma como lhe fora ofertado no início do contato entre empresa e consumidor.

Neste contexto, o CRM – citado a pouco, é a melhor forma para está prática. Isto porque, um bom relacionamento com o seu consumidor, é a base para a fidelização do mesmo, por isto, aproveite que boa parte da população brasileira se encontra em casa, e dê uma ligada a seus clientes, converse sobre os negócios e mostre interesse em continuarem com vinculo empresarial quando o COVID-19 for finalmente, erradicado.

Este é o momento de prospectar clientes por um atendimento padrão

Vamos ser sinceros, quando uma empresa te liga em épocas de crise, qual a primeira impressão que vem a sua mente? Certamente que confiança nos negócios não é uma delas.

Geralmente, quando situações economicamente inesperadas acontecem, profissionais e empresas tendem a garantir uma infinidade de benefícios aos clientes que continuarem fiéis a empresa, mas lembre-se: não é preciso prometer nada neste momento, apenas continue como sempre atuou, salientando um contato mais humanizado com seus clientes – ainda que de forma digital!

Justamente por conta disto, que nosso título salienta a importância de prospectar clientes com um atendimento padrão, isto não significa que você deva criar um e-mail e enviar para todos os seus contatos.

Mas o que nós queremos te mostrar é que, um atendimento padrão, mas personalizado, somente reforça a segurança de uma empresa nos negócios – independente do que esteja acontecendo no Brasil e/ou no Mundo.

Em decorrer disto, desenvolva um atendimento customizado, frisando a seus clientes que eles não são os únicos que estão sendo contemplados neste momento de epidemia mundial. Isto, sem dúvida passará uma credibilidade ainda maior a seu negócio.

Pense positivamente durante a quarentena

Ao acompanhar as redes sociais, especialmente o Instagram fica comprovado que, algumas pessoas estão procrastinando durantes estas semanas de quarentena, e sabe o que a sua empresa e colaboradores devem fazer neste momento? Agir!

De fato, não existe muito clima para inovar nos negócios em meio a tantas tristezas e perdas mundiais, o COVID-19 foi de longe, um dos grandes acontecimentos inesperados na humidade, entretanto, grandes adversidades somente são sanadas, quando alguém ou um grupo de pessoas, tomam a efetiva decisão de que, ficar parado não vai adiantar nada, afinal, o tempo vai passar de qualquer forma, e no mundo dos negócios, que passe rendendo histórias de superação e motivação em meio a tantos fatores infelizes mundialmente falando.

Afinal, segundo o pensador Horácio:     
“A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas”

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