Qual a primeira palavra que vem a sua mente quando vê alguém colhendo bons resultados em um negócio? Sortudo? Não se precipite, a palavra certa é planejamento estratégico.
É bem provável que você já foi em algum grande evento, como bailes de formatura e casamentos (são deslumbrantes não é mesmo?) e enquanto você degusta um espumante fabuloso em meio a um jantar totalmente organizado, com harmonização de pratos, sem dúvida fica se perguntando como tudo isto está acontecendo de forma tão leve e prática? Com um bom planejamento.
Mas espere um instante, planejamento? Qual a conexão de planejamento com festas? Veja bem, tudo, afinal o casamento do seu melhor amigo não foi projetado em 20 dias, certo? Foram meses de provas de roupas, cardápio, aprovação do espaço, escolha dos convidados, madrinhas, padrinhos, enfim, a lista não tem fim, correto? Agora imagine realizar um casamento, sem um bom planejamento?
É comum que ocorra estranhamento quando se pensa em planejamento para eventos e até mesmo tarefas mais simples de nossa rotina, o termo é quase que proibido fora de um escritório, e só de se pronunciar pla-ne-ja-men-to, muitas pessoas já começam a pensar em expediente de trabalho, reuniões e toda a rotina agitada de um escritório/empresa.
Mas nesta matéria a palavra planejamento será desmistificada, e dará espaço para um novo conceito sobre tal termo.
O que muitas vezes falta para complementar um plano estratégico é a atitude, e nas palavras de Herb Kelleher – um dos fundadores da Southwest Airlines, uma das maiores companhias áreas dos Estados Unidos: “Nós temos um planejamento estratégico. Ele se chama: Fazer as Coisas!”
A frase apresentada acima somente reforça o pensamento que todo o time BLOB WEB possui, a realização de tarefas e efetiva “linha de frente” de uma estratégia, por si só já é um planejamento.
Domine um bom planejamento estratégico em 5 passos
Sabe quando alguém apresenta várias possibilidades do seu negócio decolar, e você só consegue pensar “Ah, mas é fácil falar não é mesmo” pois bem, de fato é muito fácil apenas transmitir uma opinião sobre algo e/ou alguém, por conta disto, nós, da BLOB WEB, te apresentaremos nesta pauta, dicas de como aplicar um bom planejamento estratégico, com etapas simples, que podem ser aplicadas, agora mesmo. Acompanhe:
1/5: Esforços em equipe rendem melhores resultados
Antes de começar qualquer estratégia de planejamento, tenha a certeza de que seus colaboradores vão de fato, colaborar para o crescimento da sua empresa. Por conta disto, alinhe reuniões estratégias e trace uma rota de etapas que devem ser executadas para que os resultados deixam de ser apenas intangíveis e possam ser palpáveis no final do mês.
2/5: Pesquisas de mercado se transformaram no seu melhor amigo
Informação nunca é demais, e no mundo dos negócios, quanto mais informações melhores chances de resultados satisfatórios, mas não se engane, para um bom planejamento, são necessários dados precisos e assertivos, por conta disto, realize investimentos em pesquisas de mercado, elas são fabulosas e os resultados são assertivos.
3/5: Tenha em mente qual a direção que deseja chegar
Todos os caminhos levam a algum lugar, isto é fato! Todavia, estabeleça o que a sua empresa deseja desvendar no fim de um planejamento, por conta disto, planejar o plano é a base para tudo. Para isto, a melhor opção é investir em um bom cronograma, com todas as variantes, possibilidades e metas que devem ser batidas, para que os resultados satisfaçam e bem mais do que isto, levem a empresa a um novo rumo.
4/5: Pratique o monitoramento dos serviços desenvolvidos
De nada adiantará horas de reunião, pesquisas de mercado e objetivos de marketing e comunicação muito bem definidos, se não houver mensuração de como tudo vem sendo executado, certo?
Por isto, fique atento a todas as etapas que vem sendo executas, e ao menos uma vez por semana, se reúna com seus colaboradores e solicite por relatórios de como tudo vem sendo desenvolvido – acredite, fará total diferença!
Existem quatro passos para um bom monitoramento:
- Acompanhar
- Medir
- Alinhar
- Compartilhar
5/5: Classifique a tecnologia como uma nova alternativa de negócio
A internet não veio para roubar o seu lugar no mercado, pelo contrário, ela veio para te estabilizar nele – mas fique de olhos bem abertos, a todo tempo vem surgindo novas alternativas tecnológicas que prometem resultados surpreendentes.
Por isto, conheça todas as técnicas, alternativas e metodologias, como a TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente, da Blob.
Estratégias que geram tempo de qualidade ao seu negócio
Tudo na vida é questão de dar continuidade a algo, nada se concretiza com excelência da noite para o dia, as coisas levam tempo, e é justamente isto que precisa ficar claro na mente de empreendedores.
“Planejamento estratégico é o processo contínuo, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em conforto com as expectativas alimentadas” –Idalberto Chiavenato, fala de um dos grandes especialistas da administração de empresas em todo mundo.
E por conta disto, muitas empresas estão revendo seus conceitos e formatos de atuação no mercado, afinal, se você deseja atingir o seu público em uma determinada época sazonal do ano, como por exemplo, no dia das mães, você não deve desenvolver uma estratégia vinte dias antes do grande evento, comece seis meses antes (e não, este tempo não é tempo de mais, mas sim, tempo de qualidade para você e seus colaboradores criarem algo bem estruturado e assertivo), e pegue a alta temporada de vendas e/ou solicitação de seus serviços.
O que posiciona uma empresa como qualificada, são todas as suas ações realizadas com antecedência para atingir seu público ideal.
TPI: uma estratégia assertiva aos negócios
A TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente é um ótimo exemplo de eficácia nos negócios, mas não para por aí. Além dela, os serviços de marketing digital da Blob, como anúncios no Google e Meta, complementam essa estratégia de maneira brilhante. Imagine conosco: você deseja se destacar em algum período sazonal do ano (como o mês de agosto, por exemplo). Ao contratar os serviços da Blob no início do ano, sua visibilidade estará otimizada com a TPI, enquanto campanhas específicas em plataformas como Google e Meta potencializam o alcance e engajamento do seu público-alvo. Assim, quando agosto chegar, sua única preocupação será manter a qualidade do seu serviço ou produto.