Marketing: Credibilidade em estratégias para o seu negócio

Marketing: Credibilidade em estratégias para o seu negócio

Com novas alternativas de negócios, um segmento é capaz de sair do esquecimento e ganhar destaque na mente do consumidor através do marketing.

O que é marketing? Para muitas pessoas é somente a forma pela qual você pode anunciar um produto/serviço, mas aos que possuem olhares visionários, está é uma prática base para o crescimento de qualquer ramo empresarial.

Aos que acreditam compreender tudo sobre o ramo, trago péssimas notícias, a ciência do marketing está em continua alterações, uma vez que se baseia no comportamento da sociedade para fluir rumo ao futuro.

Um grande clássico da área “Administração em Marketing” foi publicado em 1967 e desenvolvido pela mente de um dos grandes representantes da profissão, Philip Kotler.

No mundo do marketing as evoluções não param, e é nisto que você deve ficar atento, afinal, quando foi a última vez que você investiu em algo que lhe trouxe retorno?

Começamos setembro com os dois pés firmados no futuro e no desejo de crescer no mundo dos negócios.

Afinal, você sabe me dizer o que é marketing?

Quase todos os profissionais da área já passaram por ao menos uma situação em que, uma dada pessoa chegou com centenas de ideais e informações acreditando que sabia exatamente o que estava fazendo.

No mundo da comunicação estratégica isto é muito comum, quase que uma lei; é que não é de hoje que as pessoas tem tendência a achar que a prática é algo simples, porém entenda que nenhuma empresa sobrevive por longos períodos apenas com boas ideias, mas sim de assertivos métodos, baseados em estudos, análises e acima de tudo, dados, com o tempo, as pessoas passam a apreciar os números e não a odiá-los.

Ao realizar uma busca orgânica no Google sobre a definição de marketing, muitos serão os resultados obtidos, e acredite, todos eles estão certos, tudo porque, a prática em síntese, abrange toda a contextualização de segmentos diversificados, é como dizem, marketing é alma de um negócio, mas fique atento, ele precisa de uma estrutura para se sobressair com excelência – cuide do detalhes do seu negócio.

Quando se pensa em marketing, automaticamente a instituição que vêm a nossa mente é a AMA – American Marketing Association, que representa todos os profissionais atuantes nos Estados Unidos, e classifica o marketing pela seguinte definição:

“Marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral” – Definição de Marketing, AMA.

Para outras grandes instituições do segmento, marketing é a forma pela qual você entender, antecipa e satisfaz as necessidades dos clientes; logo, podemos dizer que marketing é a forma pela qual você entrega e gera valor para um cliente, entendendo que este possui necessidades e deseja sana-las com quem melhor de agradar, persuadir e acima de tudo, convencer.

Qual a missão e o objetivo do marketing no mercado

É fato que muitos dos elementos aos quais nos deparamos no universo extenso da propaganda tem como principal fator, converter em vendas; mas ao contrário do que muitos possam pensar, marketing não é o ato de vender, mas sim de criar valor a um cliente, seja por meio de um atendimento diferenciado, ou até mesmo o método que uma instituição usa para demostrar os benefícios de seus serviços.

O objetivo do marketing é bem vasto e tem a missão de prospectar vários itens de destaques a um negócio, como:

1. Fidelização de consumidores/clientes 
2. Aumentar as vendas       
3. Elevação quanto à visibilidade 
4. Gerenciamento de uma marca – construção de uma marca          
5. Desenvolvimento de boas relações     
6. Educar o mercado          
7. Engajamento entre os colaboradores 

Seria quase uma hipocrisia dizer que o marketing não tem a missão de gerar vendas, muito pelo contrário, ele deve gerar vendas, mas isto, de nada impede que o mesmo seja aplicado em toda a extremidade empresarial de um negócio, buscando a harmonização de esforços para que no final do mês, os resultados sejam satisfatórios.   

Estratégia de mercado presente há séculos

Com todos estas inovações tecnológicas que surgiram à medida que o mundo evoluía para o digital, muitas pessoas acreditam que o marketing propriamente dito é uma metodologia de negócios nova, mas não, a prática surgiu a algumas décadas atrás.

Por mais que não existam documentos que comprovem a existência/surgimento do marketing no passado (até mesmo porque, as escolas de marketing só surgiram no início do século XX), é fato a presença dos traços da profissão quando as primeiras civilizações realizavam a troca de mercadorias por volta do século XV, e a prática foi ficando cada vez mais forte especialmente no final da Idade Média e começo do Renascimento Urbano e Comercial – momento histórico em que as cidades começaram a crescer e se firmar por práticas comerciais.

Mas é somente após a primeira Revolução Industrial – nos séculos XVIII e XIX que o marketing passa a tomar a forma que conhecemos hoje, isto porque, a produção passou a ser em massa e era preciso encontrar formas de persuasão para que as pessoas estivessem sempre consumindo um bem.

Neste mesmo período, começaram a surgir a mídia, possibilitando então, que os comerciantes tivessem novas alternativas de divulgar os seus produtos.

Quem nunca ouviu na época da escola a frase de Henry Ford do século XX “Qualquer cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja um Ford preto”; isto, nada mais simboliza do que o começo de uma jornada que se transformaria em uma das principais da venda, a comunicação estratégica do marketing.

Como já dito, ninguém sabe ao certo quando surgiu, mas o marketing foi evoluindo com o passar dos anos e dos acontecimentos para se transformar na grande potência que representa hoje em toda as empresas do mundo. É neste período que o Marketing 1.0 surge, sendo a Era do Produto.

Marketing chega ao Brasil na década de 50

Alguns anos depois do grande “início indireto” do marketing nos Estados Unidos, a prática chega ao país do carnaval, em um momento de grande industrialização e mudanças do Governo de Juscelino Kubistchek.

Nesta mesma década a televisão passa a fazer parte da vida dos brasileiros e o marketing até então, era totalmente focado nas vendas; e neste período também que passaram a existir os primeiros estudos sobre a prática administrativa nas universidades do país.

Já nos anos 60, as marcas começaram a entender a importância da mudança, e passaram a tratar o marketing como um velho e fundamental conhecido dos negócios, buscando novas alternativas e formatos de persuadir os consumidores que agora, já tinham novas opções de produtos.

Caminhando um pouco mais ao futuro, nos anos 70 o marketing estava em alta e todos já haviam notado a sua relevância para prospectar novos clientes, uma vez que este, em decorrer de toda a contextualização da economia, já entendia a questão de encontrar produtos e serviços com um preço acessível e itens de qualidade.

Os anos 80 foram marcados pelo embate de empresas, isto porque os consumidores estavam cada vez mais exigentes e a concorrência estava em alta, e este período fica conhecido como Marketing 2.0 ou Era da Informação, com foco em atender as necessidades dos clientes.

Os anos 90 e a explosão da internet

Este foi talvez o grande estopim para o marketing que conhecemos hoje, afinal, os anos 90 foram marcados pelo surgimento da internet e globalização.

O momento agora era de tensão, afinal, os consumidores estavam cada vez mais atentos as oportunidades de compras e formatos inovadores, e neste momento, começa o desafio dos profissionais em persuadir de forma estratégica, visionária e acima de tudo, diferente de tudo que já existia, surge então o Marketing 3.0 conhecido como a Era do Valor.

Com estes três pilares bases e contínuos de evolução, muito se foi desenvolvido, até que chegasse o Marketing 4.0, inaugurando uma nova forma de fazer marketing, a Era da Satisfação dos Clientes, embasado pela tecnologia e tendo como missão gerar um acumulo de todas as etapas do marketing, focado em gerar uma informação assertiva, clara, de qualidade, pensada no cliente e para o cliente, atendendo suas necessidades e transmitindo valor aos mesmos, parece impossível, mas não é.

Marketing Digital: uma nova forma de vender

É bem provável que você esteja se questionando sobre quais os motivos que nos levaram a desenvolver toda a jornada do marketing ao longo dos anos até que chegasse no que conhecemos hoje, correto?

Todavia, é de suma importância que você entenda e saiba interpretar os motivos que fazem o marketing ser assim e não de outra forma, além disto, foi uma descontraída linha do tempo.

O Marketing Digital é a grande base para muitas empresas hoje em dia, e só não é o pilar central de todas porque nem todos os profissionais reconhecem a sua relevância.

Aqui na Blob, nós apreciamos um bom marketing como um dos pontos chaves de um negócio, estando o mesmo, interligado com uma série de elementos que se convertem em novas soluções para segmentos da indústria, varejo e serviço.

Pense na indústria, por exemplo, quer melhor setor para citar como exemplo de evolução em sinergia ao marketing?

Um bom marketing gera valor, conquistando e acima de tudo, fidelizando clientes de forma personalizada, hoje estamos na Era do Digital e precisamos contemplar o período com novas soluções e práticas tecnológicas e personalizadas, mas acima de tudo, de alta qualidade, que venha a chamar a atenção do cliente em meio a todas as opções disponíveis no Google – puxando para o lado da internet.

Comece com novas atitudes estratégicas hoje mesmo

Muitas pessoas podem estar se questionando de que forma é possível aplicar um bom marketing se foi preciso décadas para que o marketing que conhecemos hoje surgisse, mas lembre-se: hoje, você já tem exatamente o que fazer, com informações e empresas de base, além da mais alta tecnologia que potencializa tudo a nossa volta, sendo assim, sua única obrigação é a reflexão de como gerar valor ao seu cliente, e para isto, primeiramente precisamos entender o nosso mercado.

Pense hoje, o que você quer para o amanhã, e para amanhã, qual a sua meta para o futuro? É desta forma que empresas se sobressaem em meio a concorrência.

Existem muitos elementos que podem ser aplicados hoje mesmo em seu negócio, como a compressão do Ciclo de Vida do Produto e até mesmo os 4 P’s, conhecidos como Mix de Marketing.

Apenas para despertar o seu interesse e curiosidade, saiba que os principais elementos presentes no marketing digital hoje são:

1. SEO – Otimização para Mecanismos de Busca                 
2. Marketing de Conteúdo            
3. Marketing nas Mídias Sociais   
4. E-mail marketing
5. Automação                       
6. Monitoração         

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