A Psicologia das Cores é uma nova alternativa para quem está buscando harmonização de elementos na comunicação digital.
Lembra quando você era pequeno e achava simplesmente o máximo unir várias tonalidades e obter aquele desenho digno de uma exposição no MASP – Museu de Arte de São Paulo? Então, com o tempo e a idade, você foi desvendando que bem mais do que “jogar diferentes cores” é preciso entender o que cada tom pode te dizer, e como é possível obter uma harmonização de elementos, e desta forma, garantir melhor resultados.
O enunciado acima, pode ser facilmente compreendido com métodos de ensino de nível primário, todavia, ao analisar com um teor mais crítico, fica nítido que tais informações podem (e precisam) ser aplicadas no seu ambiente de negócio, afinal, entenda:
A expressão “unir várias tonalidades” pode ser substituída pela união de distintas metologias de trabalho, visando obter resultados “dignos de uma exposição no MASP”, porém no nosso caso, o correto seria reformular tal frase para a obtenção de resultados dignos de uma empresa visionária.
Indo um pouco além, conforme o tempo foi passando e sua presença no mercado se expandindo, foi possível notar que “jogar diferentes cores” – neste caso, estratégias; de nada adiantaria se o profissional não passasse a compreender melhor o que cada estratégia tem a lhe dizer – e essencialmente, proporcionar.
Talvez você não saiba, mas o termo Psicologia das Cores de fato existe, e é muito aplicado em metodologias estratégicas de grandes empresas. Para que se transforme em um conhecimento mais abrangente e fácil, a psicologia das cores se trata de um estudo que tem como objetivo, revelar como o cérebro identifica e compreende as cores e seus significados;
As cores, influenciam direta e indiretamente nas emoções e sentimentos dos clientes, com ênfase para os desejos dos mesmos, com isto, cada tonalidade é capaz gerar uma nova percepção para um indivíduo.
Somente estendendo um pouco mais a importância do domínio da psicologia das cores para o mercado e cenário atual no qual o mundo se encontra, este estudo visa entender como o consumidor reage a diferentes estímulos na hora de tomar a decisão da compra, é como dizer “vamos entender o que faz os olhos do nosso consumidor brilharem”
Composição gráfica no marketing de conteúdo
As cores são muito conhecidas na comunicação por estarem diretamente conectadas com o design e distintas composições gráficas; todavia, o que precisa ficar claro na mente das pessoas, e principalmente dos profissionais que atuam na parte da comunicação e estão na linha de frente com atendimento e diferentes plataformas que lidam com o público, está no fato de quê as cores são uma metodologia de compreender o pensamento do seu consumidor, e como você pode usar tal atitude de forma benéfica ao seu mercado/setor.
Compreender que as cores fazem parte somente do design não é considerado um crime, até mesmo porque, no Brasil, muitas pessoas são visuais, segundo Neil Patel do Quick Sprout, que salienta que “A cor representa 85% da razão pela qual você comprou um produto especifico”
Isso porque, em decorrer de pesquisas, ficou constatado que 93% dos consumidores classificam a aparência visual como um dos fatores que mais influenciam na tomada de decisão de adquirir um bem.
Este índice somente reforça a importância de obter sinergia com uma série de características do seu negócio, a cor é considerado um fator base para primeiramente atrair e prender a atenção de seu consumidor, ficando a critério dos benefícios que tal produto/serviço proporcionará termine de complementar os motivos pelos quais o consumidor necessita de realizar tal compra.
Com isso, fica comprovado que as cores possuem total vinculo com um bom marketing de conteúdo, afinal, bem mais do que saber como falar, é preciso descobrir como ofertar algo em meio a tantas opções e concorrentes.
Descubra o significado de cada cor
Sabe quando você tem algum sonho totalmente desconexo da realidade e acorda buscando por guias de significado tentando entender se tal sonho foi alguma “mensagem” para você?
Então, os profissionais que atuam na comunicação de empresas dos mais diversificados setores e portes, utilizam das cores para de fato transmitirem uma mensagem para o seu público. E esta persuasão para com o consumidor, pode se tão discreta que o cliente só se dá conta, no momento que já efetuou a aquisição, mas não se precipite, tal atitude não tem nenhuma conexão com maracutaias de profissionais do ramo publicitário.
Isso porque, a psicologia das cores se trata de um estudo aprofundado de quais elementos podem despertar o desejo de compra de um determinado público, e isso é ainda mais forte quando se fala de uma identidade visual de grandes empresas, afinal, quando se pensa em lanches no modelo Drive Thru, qual as cores que vem a sua mente?
Sim… nós também pensamos no vermelho e amarelo, afinal está marca é popular em todo mundo. Mas agora, bem mais do que descobrir que as cores despertam um novo sentido nos consumidores, devemos saber o que cada cor significa, certo? Então acompanhe alguns significados de cores:
Vermelho: Cor da energia, paixão e urgência. Estimula emoções fortes e é frequentemente usada para chamar a atenção ou incitar ação imediata.
Azul: Associado à confiança, calma e profissionalismo. Muito usado em marcas corporativas e instituições financeiras para transmitir segurança e estabilidade.
Amarelo: Cor da felicidade, otimismo e criatividade. Atrai atenção e transmite positividade, mas em excesso pode causar ansiedade.
Verde: Simboliza crescimento, equilíbrio e natureza. Relacionado à saúde, sustentabilidade e tranquilidade.
Laranja: Energia, entusiasmo e diversão. É acolhedora e amigável, sendo ideal para marcas dinâmicas e acessíveis.
Roxo: Associado à criatividade, luxo e mistério. Muitas vezes usado em produtos de beleza ou marcas voltadas para o bem-estar.
Preto: Representa sofisticação, poder e elegância. Usado em designs minimalistas e marcas de luxo.
Branco: Limpeza, simplicidade e pureza. Muito usado em designs modernos e marcas que priorizam clareza e organização.
Rosa: Transmite delicadeza, romance e feminilidade. Também pode ser usado para demonstrar inovação e modernidade dependendo do tom.
O que fazer com todas essas informações
Garanto que você se impressionou com todos esses significados não é mesmo? Acredite nós também, afinal as possibilidades de utilização destas cores são infinitas no ciberespaço e na comunicação como um todo; entretanto, se retornar as explicações de cada cor, notará que somente citamos fores positivos, tudo porque, acreditamos que um negócio/profissional, possui as melhores intenções possíveis ao dar início em uma nova jornada de trabalho.
Assim, como o próprio título já menciona o que fazer com todas essas informações? Bom… muitas pessoas podem somente analisar e acreditar se um fator de importância duvidosa, mas para aqueles que saber que um negócio se constrói dando relevância a cada tijolo posicionado, as cores se transformam em pontos fundamentais para captação de novos clientes.
“As cores podem garantir um arco-íris de possibilidades para profissionais que estão dispostos a investir em novas plataformas de comunicação com seu público”.
E no marketing isso não é diferente, reconhecido como um setor em que tudo se é possível, o marketing é classificado como a base para qualquer segmento, reunindo uma série de estratégias bem desenvolvidas e estruturadas, fazendo uso de diferentes métodos, como as cores, afinal, o que seria do Mc Donalds sem as suas populares cores vermelho e amarelo?
Caminhando um pouco mais além, sabe qual marca faz uso de cores fortes e com significados rodeados de precisão? O Google! isso mesmo, vai dizer que você nunca notou que o logo do Google é repleto de cores?
Para que você continue aqui conosco, vou facilitar sua pesquisa e te informar, o Google faz uso das seguintes tonalidades: Azul, Vermelho, Amarelo e Verde.
Agora, vamos refletir o que as cores do Google transmitem a seus bilhões de usuários todos os dias? Veja bem, o verde traz a perseverança de que as informações serão encontradas, já o azul faz menção a confiança de encontrar somente dados e empresas de boa qualidade ao usuário.
Em contrapartida, o vermelho reflete na velocidade em que uma busca orgânica do Google é capaz de desenvolver ao internauta, sendo ainda, comtemplada pelo amarelo que garante uma série de vantagens como conhecimento para aquele usuário que encontrou o que buscava, todavia, para a empresa que se encontra no Google, os significados são ainda mais amplos, como otimismo em se destacar em meio a concorrência, alegria de que os esforços estão rendendo bons resultados, e acima de tudo, esperança de que de fato, o Google proporciona o melhor da tecnologia para empresas voltadas a indústria, varejo e serviço.
O que precisa ficar claro na mente dos profissionais e empresas que buscam aplicações estratégicas, está no fato de que assim como as cores, o seu negócio precisa de uma harmonização de elementos, criando conexão entre os mesmos, e nos dias atuais, a tecnologia vem proporcionando isto com maestria, afinal, muitas empresas passaram a desenvolver sinergia entre o digital e o tradicional, garantindo com isso, que produto e neste caso, o site da empresa, estejam em sincronia de serviços.
Na BLOB WEB, entendemos que a psicologia das cores é uma ferramenta indispensável para garantir uma comunicação visual impactante e coerente. Oferecemos serviços especializados de criação de sites e branding de marca, aplicando com excelência os conceitos da psicologia das cores para que seu negócio alcance resultados notáveis.
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