Muito aplicado em centros de comunicação e marketing, o CVP – Ciclo de Vida do Produto é a base para que empresas saibam como agir estrategicamente falando.
Toda empresa compreende a importância de estratégias bem planejadas e executadas para a colheita positiva de bons resultados a curto, médio e longo prazo em um negócio, certo?
Mas o que poucas empresas entendem, é que antes de sair criando uma linha completa de ideias e estratégias, investindo altos valores, é necessário fazer uma pausa, e olhar para dentro, entendendo qual é o posicionamento da empresa no mercado, o quanto ela representa para a economia do setor e o que, estrategicamente falando é mais rentável para o negócio.
Já ouviu dizer que é de dentro para fora que se faz a diferença? Esta frase se enquadra perfeitamente para o que vamos trabalhar com você neste conteúdo; afinal, apresentaremos todos os pontos a respeito do CVP – Ciclo de Vida do Produto, visando que você compreenda em qual etapa/estágio o seu negócio se encontra, além disso, sinta-se à vontade para deixar em nossos comentários em que posição você se encontra.
Só um momento, antes de começarmos, você sabe o que é CVP?
Em palavras de rápido entendimento, o CVP – Ciclo de Vida do Produto descreve todos os estágios em que um produto atravessa do começo ao fim de sua existência, é como se fosse os processos que ele promove na vida e na mente do consumidor, em escala contínua de lembrança/recordação. Lembrando que, antes de partir para a fase de introdução, há o desenvolvimento:
Desenvolvimento: esta etapa é caracterizada pela análise de dados, pesquisa e projetos que visam a concepção de um novo produto e até mesmo serviço, de uma forma simplificada, é como estudar todas as propostas disponíveis para a criação de algo a ofertar num dado mercado.
Dentre este modelo, existe uma estratégia de marketing assertiva para que os resultados sejam os melhores, sendo respectivamente, o aumento de atividades no quesito relações públicas, elaboração de um bom planejamento estratégico de marketing, integrando tudo isto, a estrutura interna e externa de uma instituição.
Fase de Introdução: aqui é o ambiente em que ocorre o lançamento de um produto/serviço ao respectivo mercado, iniciando com uma breve elevação nas vendas, sendo que o lucro é menor em decorrer dos altos investimentos estratégicos em comunicação.
Assim como a fase de desenvolvimento, o estágio de introdução conta com algumas estratégias de marketing, como a comunicação ao mercado sobre o novo bem ofertado ao público, seguido pela medição de métricas referente a aceitação do novo item, analisando quais as reações que a concorrência vem tomando com o surgimento de um novo produto no setor.
Fase de Crescimento: neste momento, as vendas começam a aumentar de forma impecável, e ocorre uma redução nos investimentos de comunicação, afinal seu público já entende que você é mais uma em meio a diferentes possibilidades de mercado, elevando desta forma, os lucros e ação voltada especialmente para a concorrência, este é o momento de começar a pensar em como se sobressair em meio ao cenário empresarial.
Para isto, existem algumas estratégias de comunicação/marketing infalíveis, como aumentar os canais de distribuição, administrando o preço ofertado pelo bem no mercado, melhorando aspectos no produto/serviço.
Este estágio é como realizar um polimento na estrutura ofertada inicialmente do produto/serviço comercializado aos clientes.
Fase de Maturidade: no momento em que os esforços começam a dar resultados, a empresa passa para uma fase de colheita de todos os esforços, classificada como a maturidade. Aqui, ocorre o nivelamento do consumo com uma certa redução nos lucros, alguns de seus concorrentes deixam de existir, e sua empresa recebe o chamado de “consolidada no setor” – mas calma, isto não basta, agora é o momento de investir em campanhas de comunicação para ajudar na lembrança do produto/serviço.
Sendo assim, a estratégia de marketing utilizada está em buscar por realces no produto com novas formulas e sabores (em caso de produtos alimentícios ou não), realizando propagandas para que o bem não caia no esquecimento e seja substituído por um produto que acaba de chegar na etapa de crescimento ou introdução. Além disso, aqui é fundamental investir em inovações tecnológicas, como a TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente da Blob.
Fase de Declínio: se você está aqui, não se desespere, entenda o conceito e as alternativas para driblar tal situação, vamos lá? Aqui, acontece uma acentuada queda no consumo do produto/serviço, o lucro acaba sendo pouco e singelo, obtendo pouca comunicação de mercado, e a tendências é que muitas empresas abandonem o mercado – mas este não é o seu caso, certo?
Como estratégia de comunicação, a melhor alternativa é a diminuição dos canais de distribuição, redução nas despesas e no investimento, além de permanência no mercado enquanto os demais se retiram e com isto, encerrar o produto.
Todavia, existe uma forma de melhorar tal situação, por meio do chamado reposicionamento de mercado, abordado recentemente em nossa pauta sobre como a tecnologia é capaz de salvar o seu negócio.
Somente recordando, o reposicionamento de mercado/marca é uma forma de retornar a mente de seus consumidores, tendo em vista que, grandes empresas do Brasil já realizaram isto, e hoje, possuem cases de sucesso que servem como inspiração para muitos, recordando-se sempre que o planejamento de marketing necessita de quatro pontos chaves, como:
- Intenso raciocínio
- Coordenação de pessoas
- Informações de qualidade e assertivas
- Recursos financeiros e materiais
Como estes pontos, o seu negócio apresenta uma grande parcela de reposicionamento de marca, garantindo que os investimentos sejam repesados e as estratégias reformuladas, se baseando nos meios tecnológicos como grandes aliados.
Execute um bom plano de marketing a seu negócio
Assim que você analisou os pontos do ciclo de vida de um produto, provavelmente descobriu em qual estágio o seu negócio se encontra, correto? Porém, nosso objetivo vai além de te informar sob a sua posição, visto que, você melhor do que ninguém é capaz de apresentar qual o grau de destaque/aceitação do seu negócio no cenário e segmento a qual pertence.
Nosso foco da vez está em te mostrar que é possível prevalecer no estágio de crescimento e maturidade por um tempo maior do que o esperado, basta se preparar lá no início, na fase de desenvolvimento, compreendo que muitas empresas se esquecem desta etapa, e almejam passar para a etapa de elaboração e implantação, desejando ver o negócio rodar.
Mas cuidado, você de fato pode ver o seu negócio rodar se não se planejar de forma eminente para o mercado que deseja adentrar.
Alinhe seu CVP com a tecnologia e garanta bons resultados
Nós da Blob, somos especialistas em gerar soluções para mercados diferentes, embasado pelo fato de que a satisfação de nossos clientes são uma prioridade desde que surgimos no mercado, a mais de 9 anos atrás.
E hoje, mais do que nunca, nosso foco é garantir o melhor para que nossos clientes permaneçam na escala de lembrança de seus respectivos clientes sem que haja necessidade de investimentos projetados para a fase de introdução de uma empresa.
O foco da vez é a tecnologia, você sabe disso e não somos nós que precisamos te contar isso, embora que o time da Blob e a empresa como um todo, são especialistas no Google e em todas as variantes tecnológicas que vem surgindo, cabe a você e seus colaboradores, desvendar os mistérios dos meios tecnológicos.
O mundo é uma grande oportunidade de negócios para quem sabe reconhecer uma chance a quilômetros de distância, e neste caso, a oportunidade está bem diante dos seus olhos, neste caso, na tela do computador e mais precisamente, a um clique, no Google – e de preferência, na primeira página.
Entre em contato e saiba como a TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente, te coloca em apenas 60 dias na primeira página do buscador mais famoso do mundo.