Saiba como a IA do Google afeta o seu negócio

Com o surgimento e implantação da nova inteligência artificial BERT no Google, 1 em cada 10 página de resultados sofreram quedas no posicionamento orgânico.

Recentemente nós apresentamos a vocês a BERT – Bidirectional Encoder Representations from Transformers, uma inteligência artificial desenvolvida pelo próprio Google como uma forma de “humanizar” ainda mais as buscas orgânicas.

A BERT se trata de uma inteligência que capta a forma como falamos e converte em buscas para o Google, de modo simplificado; ao invés de usar palavras chaves para as pesquisas, os internautas vão precisar de frases, que aqui, na Blob, nós as classificamos como termos de busca.

Por meio de conectivos e demais normas de escrita da língua portuguesa, a BERT vai afetar sites de empresas que não se adequam as novas atualizações.

De um modo bem objetivo e clichê, a BERT surgiu para retirar aquela velha pedra no sapato do Google, tudo porque, os altos índices de combinações de seus algoritmos tornavam os resultados abrangentes, não apresentando ainda, informações precisas a respeito daquilo que o usuário estaria buscando.

“O mundo ideal para a BERT é a utilização de frases completas”

Com isto, o Google, em uma das suas muitas mudanças de algoritmos, comprovou que, o uso de palavras que se conectam, gera resultados ainda mais assertivos no momento da busca.

Apresentado isto, fica claro que, usuários que estão acostumados a pegar um amontado de palavras chaves e “jogar” no Google, não encontrarão tanta precisão nos resultados de suas pesquisas, ao ser comparados com aqueles que formulam um termo de busca.

Nova inteligência artificial gera resultados negativos para o seu site

Assim que fomos informados sobre a BERT, nós desenvolvemos um conteúdo para que profissionais e empresa ficassem de olhos bem abertos para as novidades que estão por vir, com esta nova matéria, viemos apresentar o porquê, a BERT pode atrapalhar totalmente os seus planos de 2020.

Como muitos já compreendem, a BERT é uma inteligência que deseja melhorar a vida do Google, e para isto, a mesma plataforma vai copilar resultados que se assemelhem com a forma com que as pessoas se comunicam em seu cotidiano, afinal ninguém se comunica por códigos ou palavras sem nexo.

Mas a grande dúvida é: como a BERT prejudica ou beneficia uma empresa?

Nós, da Blob somos reconhecidos pela máxima transparência com que lidamos e apresentamos a nossos clientes, informações sobre o mercado em que os mesmos estão atuando no momento.

E o atual assunto agora é a BERT, a realidade é que a plataforma pode (e vai) prejudicar a vida daqueles que não se prepararem.

Mas a grande vantagem da inteligência artificial é que se a mesma for bem trabalhada, se transformará em uma aliada para quem almeja crescer ainda mais no mundo dos negócios online.

“Não deixe a BERT naufragar o seu planejamento!  Se prepare para as mudanças”

Tudo isso é possível porque, a inteligência artificial desenvolvida e denominada BERT facilita os meios para se alcançar resultados cada vez mais precisos nas buscas realizadas no Google.

Deste modo, como já foi falado acima, a assertividade será ainda maior no mundo digital e principalmente dos negócios.

Imagine conosco que, uma empresa de tubos e conectores industriais precisava comprar novas peças para comercializar em sua empresa, e estava buscando por um fornecedor melhor, que proporcionasse um custo e benefício mais positivo para a empresa.

Entretanto, ao solicitar pelo produto, o profissional em questão utilizou de palavras avulsas na busca e não encontrou quaisquer fornecedores que lhe agradassem.

Tudo isso seria sido solucionado com mais exatidão caso o internauta tivesse especificado de uma forma mais precisa o que estava utilizado, por meio de frases.

É muito importante lembrar que, o Google quer saber o que você precisa, então, deixe de lado o conceito de que frases (termos de busca) não auxiliam a gerar exatidão nos resultados, pelo contrário, hoje, precisamos ser mais assertivos na forma de pesquisar.

Entendi o que é a Bert, mas e agora?

Somente para relembrar o que a BERT faz, esta, é uma inteligência artificial desenvolvida pelo Google para tornar a busca ainda mais assertiva, frisando que sites, empresas e profissionais que não se prepararem para a mesma podem perder a posição que possuem nos buscadores de plantão.

Isto quer dizer que, se uma empresa está na primeira página, a mesma pode transitar para a segunda e até mesmo terceira, somente pelo fato de que não ter se preparado para a chegada da BERT.

Mas não é o momento de pânico (ainda), isto porque, a inteligência ainda não está sendo implantada, mas já começa a dar seus primeiros índicos de presença no Google.

Para se aliar a BERT, existem muitos formatos de plataformas e ferramentas, como é o caso da TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente, da Blob.

A TPI é uma ferramenta desenvolvida pelos especialistas do Google, garantindo a primeira página do Google, na busca orgânica, em somente 60 dias, e sem alterar o site do cliente.

A Blob segue a BERT antes mesmo dela surgir no mercado digital

Uma das grandes vantagens da ferramenta TPI é que, antes mesmo da BERT surgir, a Blob já estava dentro dos parâmetros, ou seja, somos de fato uma empresa visionária, que vai além do óbvio, inovando antes mesmo da inovação chegar no mercado.

Isso quer dizer que, o primeiro cliente da Blob não precisa se preocupar com esta questão da BERT ou quaisquer outras alterações/adaptações que o Google venha a executar em seus algoritmos, sendo que, o mesmo terá a mesma qualidade e excelência que a última empresa que entrou para o time de clientes de sucesso que fazem uso da TPI.

Os termos de busca que a BERT vem defendendo fortemente, já é algo existente na Blob, a mais de quatro anos atrás, comprovando o pensamento de futuro que os profissionais possuem.

O ano está só começando, e cabe a você a decisão de transformar 2020 em um ano de crescimento empresarial, ou somente mais um ano de sobrevivência no mercado.

Ebook Blobweb