Se prepare para vender mais em 2020

Para as empresas o ano novo chega antes, com muito planejamento e estratégia para crescer

Mais um final do ano se aproxima, e esta é a hora de se preparar para o próximo ano, definindo estratégias e projeções de vendas para começar 2020 com o pé direito, abrindo novos leques de possibilidades para seus negócios e ampliando assim suas vendas.

Nesta época do ano as empresas já estão realizando o fechamento do ano e se preparando para 2020, avaliando os esforços e resultados obtidos, para saber o que alterar para atingir resultados mais eficientes.

São tantos avanços presentes no dia a dia das empresas, que precisam ser flexíveis para se adaptarem as constantes evoluções que surgem no mercado, essencialmente quando se iniciam um novo período.

Só nestes últimos meses de 2019, o mercado já passou por tantas inovações, como novas tecnologias, softwares, programas e ferramentas que vieram para trazer mais facilidade e agilidade nas atividades empresariais, através dos meios digitais .

E 2020 com certeza não será diferente, a tendência é o surgimento de novos equipamentos e a crescente presença das empresas nos meios digitais, como e-commerce, garantindo assim uma maior facilidade tanto para as empresas quanto para os clientes.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), neste ano de 2019, o faturamento de cerca de 90 mil lojas virtuais no Brasil chega em média a R$80 bilhões.

Levando em consideração estes dados, a expectativa para 2020 é que a presença das empresas nos meios digitais cresça cada vez mais, resultando em um grande impacto nas vendas, o que poderá ser analisado através da taxa de conversão, sendo o número de visitas em seu site, dividido pelo número de conversões, ou seja, vendas. A média da taxa de conversão brasileira é de 1,5%, sendo que a cada 1000 visitas, 15 são pedidos são realizados.

Busque entender o segmento em que sua empresa atua, para ter uma visão mais abrangente, reunindo dados e informações sobre o crescimento do setor, e participação de mercado de seus concorrentes e de sua própria empresa.

Não deixe de analisar também o comportamento de compra de seu público, para apresentar o que realmente desejam, atendendo as necessidades e desejos de seus clientes, e consequentemente vendendo seu produto/serviço.

Após reunir estas informações, as utilize para realizar a projeção de sua empresa para o próximo ano, definindo estratégias que reflitam realmente o que sua empresa deseja alcançar.

Afinal o que sua empresa espera para 2020?

Sua empresa tem se preparado para o próximo ano? Como está sua projeção para 2020? O que espera de evolução? Já sabe por onde começar para vender mais? Muitas perguntas não é mesmo? Mas são questionamentos de extrema relevância para que sua empresa inicie o ano de 2020, com um plano estratégico e metas definidas, estando preparado para saber como lidar com estas novas tendências mercadológicas.

Tenha ciência de que todas as ações de sua empresa são realizadas com o principal objetivo de vender, então devem estar alinhadas entre si, para se alcançar melhores resultados no próximo ano.

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Vendas não é apenas vender, consiste em inúmeras estratégias antes de se alcançar a tão esperada negociação e fechamento de contrato. É preciso despertar a necessidade no consumidor, para que ele se sinta atraído por seu produto, e veja a utilidade do mesmo em seu dia a dia.

Dando atenção as dores de seus clientes, pois apenas ouvindo-o é que saberá realmente o que oferecer a ele, através de seu produto ou serviço.

Para chegar até seu cliente e ser visto, você precisa estar presente nos maiores canais de busca da internet, como o Google, na onde os usuários pesquisam pelo o que desejam comprar ou consumir.

Se ainda não se atentou a isto, aproveite 2020 para investir em novas estratégias de posicionamento de site, com a ferramenta TPI da Blob Web, que posiciona seu site nas melhores posições dos buscadores do Google, dando uma maior visibilidade à sua marca e maiores possibilidades de vendas.

Assim como para outras áreas de atuam no mercado empresarial, para vendas o ano de 2020 começa antes mesmo de 2019 acabar, pois é preciso de planejamento e estudos para definir com precisão as estratégias a serem adotadas pela empresa para o ano conseguinte.

Para se atingir com maestria e excelência seus objetivos empresariais, é crucial que seja seguindo um plano anual, preparando com antecedência as atividades relacionadas a cada setor que compõe a empresa como um todo.

Antes de mais nada, você precisa estar ciente da relevância de iniciar seu planejamento de vendas ainda neste ano, se preparando para ampliar suas vendas em 2020, com novas estratégias.

O ponto a ser levantado em questão, faz com que muitos gestores se sintam inseguros, em relação a como definir a meta de sua empresa para o próximo ano. Afinal como saber qual a projeção adequada para seus negócios?

Não se preocupe quanto a isso, nós da Blob Web trouxemos algumas dicas para você se preparar da melhor forma para expandir suas vendas em 2020.

Em primeiro lugar, é preciso ter uma visão abrangente de sua empresa e todo o cenário mercadológico em que se encontra, realizando assim uma análise swot, cruzando as variáveis internas – forças e fraquezas, com as variáveis externas – oportunidade e ameaça. Assim é possível ter um olhar holístico sobre mercado, concorrentes e até mesmo possibilidades de crescimento para sua empresa. E qual o melhor período para aproveitar estas oportunidades, se não um novo ano?

Começando por uma projeção baseada no mercado e histórico de vendas de sua empresa, é levantado os dados referentes ao seu público, comportamento de consumo e share de sua empresa, além de características de seus concorrentes.

Ao desenhar seu cenário mercadológico, é possível ter uma visão mais ampla, para definir sua projeção de vendas para 2020, com previsão para ocasiões inesperadas, de modo que sua empresa saiba como lidar com as tecnologias e surgimento de novos concorrentes no mercado.

Em relação ao histórico de vendas, é de extrema importância, saber qual seus resultados e esforços realizados no ano de 2019, para que possa estabelecer uma meta de vendas para sua equipe comercial.

Com o principal objetivo de estar em constante melhoria, avaliando os investimentos, resultados e gargalos do ano anterior, para assim criar expectativas reais e atingíveis para o setor de vendas, considerando as variáveis mercadológicas, como a economia do país, o mercado e novas empresas que venham surgir em seu segmento.

Fatores relevantes para vendas

Como dito, vendas não se trata apenas a ação de vender, mas sim de uma cadeia de ações e estratégias, que englobam todos os setores da empresa até resultar na venda efetiva de um produto ou serviço.

Devido aos inúmeros avanços tecnológicos presentes no cenário em que as empresas se encontram, é crucial levar em consideração, a importância de se ter um site leve e otimizado, se preocupando com o design UX, para oferecer uma experiência única aos usuários que podem ser convertidos em clientes da marca.

Ter além de conteúdos relevantes em seu site, redes sociais, blog e chat, para estreitar a relação com seus clientes, de modo que a marca esteja sempre na mente deles ao buscarem por um produto ou serviço relacionado.

E acima de tudo, estar presente na primeira página da busca orgânica realizada no Google, o que é possível através da exclusiva ferramenta TPI (Tecnologia de Posicionamento Inteligente) da Blob Web, que posiciona seu site nas melhores posições da primeira página do Google, com resultados em apenas 60 dias após implantação e garantidos em contrato.

Fatores como estes, quando atrelados a uma estratégia bem definida, auxiliam as empresas a realizarem sua projeção para o próximo ano, se atentando as inovações tecnológicas que estão prestes a surgir no mercado.

Comece a se preparar para 2020 agora mesmo, e inicie o ano com metas e objetivos definidos para alcançar o sucesso.

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