Termine o ano com dicas para melhorar a usabilidade dos usuários em seu site

O ano está quase acabando, mas ainda dá tempo de compreender novas dicas para melhorar o formato como os usuários navegam em seu site.

Estamos a exatas duas semanas do último dia do ano de 2019, o momento é de grande celebração e superação pessoal e profissionalmente falando, mas antes de encerrar o expediente e desligar os notebooks, separe um tempo de seu dia para acompanhar algumas dicas que podem melhorar a usabilidade do usuário, enquanto navega em seu site.

A pouco tempo atrás, nós compartilhamos aqui, um conteúdo exclusivo falando sobre os 200 fatores de ranqueamento, em que o Google se baseia para posicionar um endereço de URL em suas centenas de páginas.

Da mesma forma que já citamos isso, é sempre bom salientar que, o Google, nunca de fato afirmou que tais práticas verdadeiramente influenciam no posicionamento de um site, porém, profissionais ligados a isso, comprovam que, muitos dos fatores apresentados, realmente, são capazes de gerar uma força extra para a página.

Neste ano que está prestes a se despedir de nós, a equipe da Blob Web se dedicou ao máximo para gerar continuamente os melhores conteúdos sobre evolução tecnológica, atrelado aos mais precisos formatos e oportunidades empresariais. 

Por meio destas afirmações, a Blob Web, decidiu apresentar de uma forma ainda mais clara e objetiva, dicas voltadas a usabilidade de sites, e como profissionais e empresas podem se preparar para a evolução mercadológica.

Como melhorar o formato do seu site

Entender como melhorar métodos já aplicados de trabalho, é uma tarefa uma tanto quanto difícil para empresas de todos os portes e segmentos, mas o que de realmente deve ser considerado difícil, é prevalecer em um mercado estagnado, sem tomar a efetiva decisão de mudar.

Com isso, acompanhe agora alguns pontos que podem ser salientados ainda mais pelos seus profissionais, afim de que, melhorem a aparência do site, gerando assim novos fatores de crescimento empresarial:

1. Design Diferenciado

Pode parecer óbvio – mas aqui na Blob, gostamos de pensar que nada é óbvio, mas um design diferenciado pode fazer total diferencia em um site.

O formato como um site é estruturado diz muito sobre como é a politica de trabalho de uma empresa, sites com harmonização de elementos (cores, fontes, ilustrações, textos e similares) compreendem uma instituição comprometida em gerar clareza com beleza a seus consumidores.

Além disso, um design personalizado reforça o compromisso da empresa e seus profissionais em gerar sempre o novo a seus consumidores, com práticas exclusivas que salientam ainda mais, o desejo da empresa de proporcionar o que há de melhor em seu setor para seus clientes.

Questões como cores, textos e elementos de apoio fazem uma diferença extra para todo o contexto do site, vinculado ao fato de que, imagens com boa resolução e que se enquadrem no assunto abordado, comprovam ainda mais, a sinergia de todos os itens apresentados e posicionados de forma estratégica no site.

Simplificadamente, o design diferenciado é considerado um dos primeiros passos para melhorar a usabilidade de um site.

2. Conteúdos Completos

Quem nunca ouviu que as coisas precisam ter começo, meio e fim? Para um site isto também é válido.

Durante a criação e desenvolvimento de uma página, é importante que profissionais tenham em mente a conexão de conteúdos completos, para gerar uma informação concreta para os usuários, sem que os mesmos necessitem transitar e/ou navegar em outra página.

3. Formatos de linguagem

Entender quem navega em sua página é o primeiro passo para desvendar em seguida os melhores formatos de linguagem.

O ideal é seguir uma linguagem formal com variações – quando necessário, para uma descontração, tornando a navegação em uma prática mais informal e totalmente pessoal.

Na internet, na grande maioria das vezes, a informalidade proporciona uma união a mais para os navegadores, tornando a relação mais pessoal.

4. Acessibilidade

Certamente, você já ouviu falar que a internet é lugar para todos, e realmente, ela é.

O desenvolvimento de um site visando que todas as pessoas – independente de suas limitações, tenham acesso e compreendam com clareza como a informação está sendo transmitida, é um dos pontos chaves para melhorar a usabilidade do usuário.

5. Velocidade no carregamento

Antes de ser um profissional que atua via internet, todos nós, somos usuários, e sejamos sinceros, não existe nada mais estressante do que uma página que não carrega.

Invista em formatos de sites com um bom carregamento, a velocidade faz total diferença para a classificação de uma página, afinal, quem busca algo na internet almeja por agilidade e praticidade.

6. Autoridade no assunto

Se você notar, é comum que prestemos mais atenção em algo ou alguém, quando está pessoa apresenta autoridade de fala, isso transmite credibilidade para quem está ouvindo.

7. Listas

Um texto longo e extenso dificilmente vai chamar a atenção dos usuários, em contrapartida, linguagens rápidas em formatos de listas, atraem os olhares dos usuários com uma facilidade extra.

As listas melhoram a usabilidade do usuário, pois, a grande maioria das pessoas é visual, e assim que acessarem a página, os mesmos encontraram com praticidade as informações que desejam.

8. Responsividade

A internet é utilizada de diferentes dispositivos, smartphones, computadores, notebooks e até mesmo por formatos atuais de relógios que apresentam a mesma função que um celular.

Por conta disso, é fundamental que, um site esteja adaptado para ser acessado de todas possíveis para o usuário.

9. Layout

Este é um item que se enquadra na questão do design, afinal, um layout bem arquitetado e estruturado chama a atenção dos usuários, que permaneceram por mais tempo na página – em decorrer de uma série de conteúdos apresentados.

10. Ouse na inovação

A inovação nunca é demais, e aproveitar da vasta lista de oportunidades que potencialmente venham a surgir a partir das inovações, é uma bela alternativa para empresas e seus sites.

Esteja ciente do novo, e ouse sem moderação de boas ideais.

Vamos relembrar …

Um site desenvolvido de forma personalizada é um meio eficaz de alçar novos índices de crescimento para uma empresa, e para isso é fundamental estar atento as mudanças da sociedade e do comportamento do consumidor.

Acompanhe agora os 10 pontos apresentados aqui, para que você possa os aplica-los antes que 2019 termine, dando inicio a 2020 com todas as oportunidades empresariais possíveis.

1. Design Diferenciado   
2. Conteúdos Completos           
3. Formatos de Linguagem       
4. Acessibilidade  
5. Velocidade de Carregamento          
6. Autoridade no Assunto         
7. Listas      
8. Responsividade           
9. Layout     
10. Ouse na Inovação

Alinhe estratégias de posicionamento com o seu site

Um bom site, sem dúvida auxilia e muito para o crescimento e aumento da visibilidade empresarial, entretanto, este, não é o único formato que gera resultados empresariais.

É necessário um conjunto de estratégias para atingir o topo da montanha empresarial, e para isso, conte com a TPI da Blob Web.

Com resultados comprovados a partir de 60 dias após a implantação da ferramenta, a TPI é a melhor alternativa em posicionamento orgânico, garantindo a primeira página de um modo exclusivo, personalizado e totalmente eficaz e rápido.

Ebook Blobweb