Como definir público-alvo e criar personas

Saber como definir público-alvo é uma ótima saída para descobrir qual a melhor técnica de captação dos clientes

Antes de tudo, o público-alvo são as pessoas que tem o maior potencial de compra sobre um produto e serviço no mercado.

Sendo assim, é a parcela de pessoas na sociedade em que marcas traçam ações de marketing com foco em vendas direcionada, sendo o famoso pensado sob medida.

Com isso, a grande questão é: como chamar a atenção do público-alvo. Todavia, antes de mais nada, é preciso saber quem é o público-alvo da marca.        

 

Como definir público-alvo em oito passos

À principio, sabe aquela pessoa que você tem certeza que vai se apaixonar pelo seu negócio? Então, é aquele cliente que precisa de fato das suas soluções.

Esse é seu público-alvo! Mas ao contrário do que todos pensam, ele não vai aparecer como num passe de mágica na sua vida.

Muitas vezes o público-alvo do seu setor pode estar em qualquer lugar, e você precisa entender como achá-lo antes que seu concorrente faça isso…

Em outras palavras, a melhor forma de criar as ações certas para atrair seu público-alvo, é antes de tudo saber como definir público-alvo do seu negócio.

E para fazer isso de forma direta e certa, é necessário entender algumas situações sobre sua empresa, como por exemplo:

  • Conhecer seu setor de atuação;
  • Identificar qual o problema sua marca é capaz de resolver.

Abaixo estão os critérios mais usados sobre como definir público-alvo em empresas:

  1. Idade;
  2. Gênero;
  3. Estado Civil;
  4. Qual o poder aquisitivo;
  5. Classe Social;
  6. Formação Educacional;
  7. Localização;
  8. Hábitos de Consumo.

Por fim, esses são os fatores demográficos e geográficos, ou seja, são números de como definir público-alvo, é a parte em que a equipe de marketing mensura as estratégias da empresa.

Para finalizar, se você não tem equipe de marketing, saiba que é onde os donos e líderes de empresa entendem o que precisa ser feito para conquistar essas pessoas.

O que é persona e como criá-la

A persona é a representação do cliente ideal. Ela é baseada em dados reais dos seus clientes, como comportamento e demográficos (idade, sexo etc).

A verdade é que toda empresa deveria ter ao menos três modelos de personas para basear suas técnicas de marketing e vendas.

Nesse meio tempo, a missão principal da persona é criar a mensagem correta para as pessoas certas, atraindo os clientes de forma genuína.

Além disso, também serve para auxiliar desde criar uma postagem nas redes sociais ou elaborar o script de vendas do seu produto e serviço.

Confira alguns tópicos utilizados para a definição de persona no mercado:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Cargo;
  • Desafios;
  • Estilo de Vida;
  • Hábitos de Compra;
  • Mídias Preferidas;
  • Quem os influencia;
  • Quais as principais tecnologias utilizam;
  • Onde buscam por informações;
  • Critérios de decisão na hora de comprar algo;

Quando se responder essas perguntas, cria-se a persona para sua marca. E isso, te ajuda nas estratégias gerais da empresa, sabia?

Diferença entre público-alvo e persona

Antes de tudo, é claro que existe uma diferença nítida entre como definir público-alvo e persona, uma vez que, cada qual significa tem uma função dentro da empresa.

Embora o público-alvo seja algo direcionado, sendo parte da sociedade em que você vende seus produtos/serviços; a persona é o ‘cliente dos sonhos’ idealizado por você.

Até pode parecer igual, mas a verdade é que são situações opostas. Vender para a Júlia (persona) faz muito mais sentido do que vender para o público-alvo.

É dessa maneira que cria-se a emoção na mensagem, ao saber que existe alguém que vai recebe-la e que não se trata de um número.

Benefícios para marcas que definem público-alvo e personas

Uma vez sabendo onde se está pisando, existem chances pequenas de tropeçar e cometer um erro nos negócios.

Do mesmo modo que a ação de como definir público-alvo se pode ser embalar com a persona. Se torna válido dizer que ambas são ótimas para reconhecer as chances de setor que a marca possui.

Sob a mesma linha de raciocínio, é de fato saber para quem se vende e criar essa persona por meio do público, assim, se cria uma mensagem cada vez melhor.

De maneira idêntica os benefícios são claros para todas as marcas que possuem persona e sabem como definir público-alvo. Veja agora destaques criados por marcas assim:

  1. Definem o tom e como será o conteúdo da marca;
  2. Ajudam a fazer as estratégias de setor;
  3. Geram altos resultados devido mensagem direta.

Exemplo de como definir público-alvo

Antes de tudo, público-alvo é o estilo do seu cliente potencial, são todos os pontos que fazem dessa pessoa a mais indicada a comprar na sua empresa.

Assim como definir público-alvo de uma empresa é mais simples do que pode parecer, confira nesse momento o exemplo abaixo do público-alvo de um Centro de Especialização Técnica:  

  • Público-alvo: Homens e mulheres, de 21 a 35 anos, solteiros, classe média e recém graduados em administração, que possuem rende média mensal estimada em R$4.300 e moram no Rio de Janeiro. Tal perfil, estão buscando um curso extra para somar com a graduação. Por último, gostam de livros e programas de viagens.         

Veja agora como todos os tópicos sobre como definir público-alvo foram respondidos de forma leve e direta. Como resultado se torna mais fácil definir uma atitude voltada para atingir esse estilo de cliente.

Exemplo de como criar persona para sua empresa

O termo persona é diferente de como definir público-alvo, uma vez que, são utilizadas dados sobre o estilo desse cliente ideal.

E para esclarecer, tente criar o máximo de detalhes possíveis e que façam sentido para te ajudar na hora de criar uma ação dentro da empresa.

Dessa maneira, observe o exemplo de persona para o mesmo Centro de Especialização Técnica:

  • Persona: Júlia tem 28 anos e mora na Zona Sul do Rio de Janeiro desde os 12 anos. Esta solteira e se formou há pouco mais de um ano na Faculdade Federal do Rio de Janeiro em ADM de Empresas. Além disso, ela trabalha há 4 anos na mesma empresa em que começou seu estágio e possui o cargo de Analista Adm. Atualmente, é apaixonada por leitura e está sempre atrás de técnicas novas em sua área de formação. E nesse sentido, Júlia gosta de fazer compras on-line, e por conta da pandemia passou a amar cursos EAD. E para saber se o curso é bom, procura dados nas redes sociais e vê a opinião de quem já foi aluno. Além disso, está sempre por dentro sobre o digital, e com isso encontra cursos com desconto na rede e passa para todos os seus colegas e amigos. Em síntese, o principal critério antes de comprar um curso on-line ou presencial, é procurar a grade de matérias, o preço e em quanto tempo terá terminado.


Enfim, veja como ficou prático esse modelo de persona!

E sob mesmo ponto de vista, é ainda mais prático criar um post nas redes sociais voltado para seu público, concorda?

Como definir público-alvo melhora visibilidade no Google

Finalmente ao saber como definir público-alvo o que mais queremos é atrair esse público para perto.

É fato que a internet dá asas para que as estratégias façam cada vez mais sentido. Especialmente se o Google for o grande aliado, e colocar seu site na primeira página.

Com isso a TPI dá destaque para sua marca no Google em 5 semanas, Além disso, não possui custo por clique. E dessa maneira, segue levando o melhor aos clientes. Portanto, como definir público-alvo é apenas o começo.

Dessa maneira, a sua missão agora é aparecer no Google para captar a atenção do público-alvo que está no buscador.

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