Como montar análise SWOT se tornou uma excelente estratégia para que empresas identifiquem as variáveis de um negócio
Sabe quando você se dá conta que muitas coisas precisam ser melhoradas no seu negócio, mas não tem a mínima ideia de como fazer isso dar certo?
Em outras palavras, os mais diversos fatores estão diante de seus olhos, mas falta o ponto de vista analítico para saber quais as melhores tomadas de decisão.
Nesse sentido, quando isso acontecer, existe um caminho muito bem traçado para que gestores e líder saibam quais as rotas mais práticas.
Análise SWOT: Origem da ferramenta e definição da sigla
A Matriz SWOT é ferramenta clássica de análise, muito popular para identificar as condições que uma empresa possui dentro da realidade de cada marca; servindo para analisar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças do negócio.
SWOT é a sigla em inglês para termos como Strenghts (Pontos Fortes), Weaknesses (Pontos Fracos), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Ao mesmo tempo, no português existe a mesma definição que simboliza FOFA, sendo: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
E sabendo esses pilares básicos da marca, as empresas tem a chance de criar um plano de ação assertivo e com isso, conquistar as metas desejadas.
Ao contrário de muitos métodos que favorecem estratégias de marcas e que foram criados a partir de especialistas como Philip Kotler, considerado pai do marketing; a análise SWOT não possui um fundador específico.
Todavia, muitos acreditam que sua origem está próxima da década de 1960 por professores da Universidade de Stanford, por meio da análise das 500 maiores empresas dos Estados Unidos.
Como montar análise SWOT: Método eficaz para empresas
Antes de mais nada, a SWOT entende a situação da marca, sendo que, como montar análise SWOT é uma fase base para marcar os pontos de qualquer empresa. E podemos classificar como:
Aspectos Internos (Microambiente): Aqui estão as forças e fraquezas da empresa.
Sendo tudo que faz sua marca única no setor, são os aspectos que estão sob seu controle, pois são variáveis controláveis.
Aspectos Externos (Macroambiente): Nesse ponto ficam oportunidades e ameaças da marca.
Fazendo parte das variáveis incontroláveis, esse são os fatores que a empresa pode usufruir ou se prevenir de acordo com o mercado.
Como montar análise SWOT depende de muitos fatores associados com a empresa, mas o mais importante é entender como preencher cada ponto.
Dito isso, confira quais as principais partes a serem definidas na hora de decifrar como montar análise SWOT:
Aspectos Internos / Strenghts (Pontos Fortes):
—– Quais são os pontos fortes do seu negócio?
Aspectos Internos / Weaknesses (Pontos Fracos):
—– Quais são os pontos fracos que existem no seu negócio?
Aspectos Externos / Opportunities (Oportunidades):
—– Quais são as oportunidades para seu negócio?
Aspectos Externos / Threats (Ameaças):
—– Quais são as ameaças para seu negócio?
Esse, é o principal caminho para saber como montar análise SWOT com sabedoria. E uma ótima forma de preenchê-la é sendo o máximo sincero(a) possível.
A principal ideia da SWOT é encontrar novas soluções para a empresa, por isso, tenha atenção extra quando listar tais pontos.
Dito isso, consulte seu time para ver se existem novos pontos que não foram somados por você, isso fará total diferença em seu plano de ação.
Administração de empresas ganha força sobre como montar análise SWOT
Identificar o rumo das coisas é o que faz com que a vida caminhe sempre em direção ao futuro promissor, e nos negócios, isso é igual.
Desse modo, ter a explicação da SWOT do seu negócio é tão importante quanto estar funcionando de segunda à sexta em horário comercial.
Como montar análise SWOT permite que o time da empresa possa consultar a SWOT para saber se estão evoluindo ou parados.
Além disso, no caso de estratégias gerais da empresa de vendas, como montar análise SWOT se torna a base de todas as demais técnicas.
Ter uma gestão versátil permite que os níveis positivos de todas as métricas sejam cada vez maiores e melhores, e nesse caso, a análise SWOT é um dos métodos mais práticos, baratos e assertivos.
Imagine que uma grande empresa de serviços especializados montou sua matriz SWOT e chegou à conclusão que, embora sua força principal seja o tempo de mercado e qualidade dos produtos, suas fraquezas acusam para ausência de destaque na rede, enquanto isso, seus concorrentes criam uma ameaça diária por terem mais destaque que a marca.
O fator externo de oportunidade contudo, mostra que investir para aparecer na primeira página do Google é o método mais justo para driblar outras marcas do setor.
Logo, note como tudo se encaixa e as decisões tem muito mais sentido por meio da análise SWOT.
Dicas para entender como elaborar sua SWOT
Todos nós sabemos que nada na vida é fácil, e nem deveria ser, afinal, qual a graça de conquistar tudo de “mão beijada”?
As coisas e situações que mais valorizamos, muitas vezes, levaram anos para serem entregues até nós, seja um cargo, o carro dos sonhos e até mesmo, os resultados incríveis no trabalho.
Como montar análise SWOT tem total conexão com aquele olhar cirúrgico para todos os campos de uma empresa, desde a parte adm. até comercial.
É ficando por dentro desde como a parte de produção até a estratégica funciona, que a SWOT vai estar 100% simbolizando a imagem da empresa.
Ao conhecer por completo a situação da marca, os gestores começam a desenhar forma únicas de sair na frente da concorrência de forma incrível.
O otimismo deve estar presente durante a etapa de definição da SWOT, até mesmo porque, nenhum empreendedor abre um negócio sendo pessimista.
Por outro lado, não se esqueça de pedir a opinião de terceiros, pode ser desde um colaborador que está há anos dentro da empresa ou até mesmo o que acabou de chegar.
Enfim, sabia que ouvir é um dos principais pontos de sucesso de uma empresa?
Preenchi os quadrantes da matriz SWOT e agora?
Depois que finalizou todas as etapas de preencher a SWOT e está pronto(a) para dizer que sabe como montar análise SWOT, lembre-se que a batalha não acabou.
Nesse meio tempo, ao definir todos os pontos da marca, a próxima fase é colocar a mão na massa, até porque, não adianta saber onde está o erro ou ação e não fazer nada mais tirar proveito disso.
Afinal, chegou a hora de analisar tudo o que pode ser feito com os pontos levantados sobre a marca, e como reduzir os prejuízos e aumentar chances.
Como resultado, agora que você já sabe tudo sobre como montar análise SWOT, e dessa maneira, está mais do que na hora de preencher todos os quadrantes da sua empresa.
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